Siga você também...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1 Samuel 7

Samuel fez uma oferta ao Senhor e ordenou que o povo se livrasse das imagens. Sabendo de Samuel o povo filisteu atacou Israel e foi derrotado, Samuel serviu como juiz de Israel por toda a sua vida e o Senhor esteve com Israel até a sua morte.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

1 Samuel 6

Passado algum tempo os filisteus enviaram a arca do Senhor para a terra de Bete-Semes, enviaram também imagens de ratos e de tumores feito com ouro para servidor de oferta, para que Deus os livrasse das maldições.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

1 Samuel 5

Os filisteus tomaram a arca e a colocaram no templo de Dagom, ao lado da estátua. Quando o povo levantou no dia seguinte a estátua de Dagom estava no chão prostada diante da arca e seus pés e suas mãos estavam quebradas, depois disso, levaram a arca para Gate, mas sobreveio uma epidemia de tumores sobre a cidade. Então levaram a arca para Ecrom, mas ouve pânico na cidade. Então os líderes filisteus mandaram entregar a arca a Israel.

domingo, 28 de agosto de 2011

2 Samuel 4

Alguns homens foram até a casa de Is-Bosete, filho de Saul e o mataram, arrancaram sua cabeça e levaram para Davi. Mas Davi ao contrário do que os homens pensavam, não se agradou da morte de Is-Bosete, então Davi mandou matar os homens que assassinaram o filho de Saul.

1 Samuel 4

Israel guerreou contra os filisteus e foram derrotados, então novamente Israel lutou contra os filisteus e mais uma vez foram derrotados, O massacre foi grande, a arca de Deus foi tomada e os dois filhos Eli, Hofni e Finéias morreram. Um homem correu e contou a Eli que caiu da cadeira e morreu tendo noventa e oito anos.

sábado, 27 de agosto de 2011

1 Samuel 3

Certa noite o Senhor chamou a Samuel e ele respondeu Estou aqui, correu até Eli e disse: Estou aqui o Senhor me chamou?
Eli respondeu: Não o chamei, volte e deite-se.
Novamente o Senhor voltou a chamar: Samuel, Samuel! Samuel se levantou foi até Eli e disse: Estou aqui, o senhor me chamou?
Disse Eli: Meu filho, não o chamei, volte e deite-se.
O Senhor chamou pela terceira vez: Samuel, Samuel! Ele se levantou e foi até Eli e disse: Estou aqui o Senhor me chamou?
Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino e lhe disse: Vá e deite-se, se lhe chamar novamente diga: Fala, Senhor que teu servo ouve.
O Senhor chamou a Samuel novamente e ele respondeu: Fala, Senhor pois teu servo ouve.
E o Senhor falou com Samuel acerca do que Ele faria em Israel e que o Senhor permitiria que toda a descendência de Eli morresse.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

1 Samuel 2

Ana orou ao Senhor e o menino ficou a servir o Senhor na direção do sacerdote Eli.

Os filhos de Eli eram ímpios e sempre que alguém oferecia um sacrifício ao Senhor, vinham com o garfo e comiam a melhor parte da oferta. O pecado era grande a vista do Senhor. Samuel contudo ainda criança ministrava ao Senhor. Todos os anos Ana e Elcana subia a Siló para oferecer sacrifício ao Senhor. O Senhor abençoou Ana e ela deu a luz a cinco filhos.

Veio um homem de Deus a Eli e disse:

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

1 Samuel 1

Elcana tinha duas mulheres, Ana e Penina , Ana porém não tinha filhos. Todo os anos Elcana ia para Silo com sua família adorar ao Senhor. Certa vez Ana chorava e falava em silencio com o Senhor no templo, o sacerdote Eli observava que seus lábios se mexia e não saia som de sua boca, então pensou que estava embriagada. Mas Ana falou com o sacerdote que estava orando ao Senhor. Eli falou: Que Deus lhe conceda o que você pediu.
Passado algum tempo Ana engravidou e deu a luz a Samuel. Ana foi até o sacerdote Eli, juntamente com seu marido Elcana e entregou Samuel para servir ao Senhor no templo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rute 4

Boaz foi falar com seu irmão para resgatar as terras de seu irmão Elimeleque, a viúva e sua nora, mas ele não desejou ser o resgatador. Então Boaz resgatou as terras de seu irmão Elimeleque, a viúva e sua nora. Assim Boaz anunciou aos líderes e ao povo, foi feita o oficialização da transferência de propriedade, Boaz se casou com Rute para que o nome e a herança do falecido não desaparecesse. Rute teve um filho de Boaz, Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rute 3

Certo dia Noemi falou para Rute: Minha filha, tenho que encontrar um lar seguro. Boaz é nosso parente, está noite ele estará se limpando na cevada, após ele comer e beber e estiver dormindo na eira, deite-se aos pés dele e ele lhe dirá o que fazer. Rute fez o que sua sogra havia dito, quando Boaz viu Rute ao seus pés disse: Você é mulher virtuosa, poderia ter procurado um homem mais novo, rico ou pobre. Falarei com outro parente mais próximo que eu, mas se ele não lhe resgatar, juro que eu a resgatarei. Boaz deu a Rute seis medidas de cevada e colocou sobre seus ombros, depois ela voltou para cidade, contou tudo a sua sogra e lhe entregou a cevada.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rute 2

Rute disse a Noemi: Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir. Casualmente Rute foi até a plantação que pertencia a Boaz, que era parente do falecido marido de Noemi. Então Boaz soube de tudo que Rute havia feito para ajudar Noemi, assim lhe deu de comer e permitiu que colhesse as espigas de seu campo. Chegando em casa Rute contou tudo que havia acontecido para sua sogra.

domingo, 21 de agosto de 2011

Rute 1

Elimeleque de Belém de Judá foi com sua mulher Noemi e seus dois filhos para Moabe, pois havia fome na terra, passado algum tempo seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas. Passado alguns anos, Elimeleque e seus dois filhos morreram, ficando apenas Noemi com suas duas noras.
Noemi decide retornar para Belém de Judá e despede suas noras, mas Rute não retornou para casa de seus pais, antes decidiu seguir sua sogra. Disse Rute a Noemi: O teu povo será meu povo, teu Deus será meu Deus, onde morreres morrei e ali serei sepultada. Foi assim que Noemi retornou de Moabe, com sua nora Rute, a moabita.

sábado, 20 de agosto de 2011

Juízes 21

O povo ainda chorava pelo que havia ocorrido em Israel (Juízes 19). Os homens de Israel haviam jurado não entregar suas filhas em casamento a um benjamita. Como ficariam os homens benjamitas que sobreviveram?
Então os homens de Israel atacaram a Jades-Gileades, pois eles haviam desagradado ao Senhor em não se reunir na presença de Deus juntamente com as outras tribos, assim os homens de Israel mataram os homens e mulheres de Jades-Gileades, ficando vivas somente as virgens, que foram dada aos benjamitas sobreviventes.
Naquela época não havia rei em Israel e cada um fazia o que lhe parecia certo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Juízes 20

Então os israelitas de todas as regiões se juntaram em Mispá para consultar ao Senhor, o levita contou a todos que os benjamitas haviam violentado e matado sua mulher. Então as tribos de Israel enviaram homens até os benjamitas, perguntando o motivo de tal crueldade, mais os benjamitas não os deram ouvidos e não entregaram os homens que cometeram a maldade. Por isso os israelitas atacaram e guerrearam contra os benjamitas e mataram vinte e cinco mil benjamitas, atearam fogo em suas cidades matando inclusive os seus animais.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Juízes 19

Aconteceu que o levita tomou para si uma mulher, mas certo dia a mulher voltou para casa de seu pai. Passado algum tempo o levita foi até a casa de seu sogro buscar sua mulher e a convenceu a voltar. Quando voltavam para Efraim, decidiram descansar e passaram a noite na casa de um idoso em Gibeá de Benjamim. Durante a madrugada alguns homens de Benjamim invadiram a casa do idoso e violentam a mulher do levita e ela morreu. Então o levita cortou a mulher morta em doze pedaços e enviou os pedaços para todas as regiões de Israel.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Juízes 18

A tribo de Dã estava procurando um lugar para ficar, pois ainda não haviam recebido herança de Israel. Então enviaram espiões até a cidade de Laís e dominaram a terra, pois viram que a terra era desprotegida. Os homens da tribo de Dã, passaram pela casa de Mica, pegaram suas imagens e levaram consigo seu sacerdote. Seguiram até Laís, mataram todos os seus habitantes e dominaram a cidade.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Juízes 17

Havia um homem chamado Mica que possuía um santuário e fez para si uma imagem e um ídolo, um certo homem levita de Judá, chegou naquela cidade em busca de lugar para morar, então Mica acolheu o levita e o jovem se tornou sacerdote. Então disse Mica: Agora sei que o Senhor me tratará com bondade, pois esse levita se tornou meu sacerdote.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Juízes 16

Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila, então os líderes dos filisteus disseram a Dalila: Se você descobrir como Sansão pode ser destruído, cada um e nós daremos a você treze quilos de prata.
Então Dalila falou com Sansão lhe perguntando de onde vinha sua força e qual seria sua fraqueza. Mas Sansão a enganou Dalila e por três vezes. Mas ela o importunava o tempo todo dizendo: Como pode me amar se não me conta a verdade?
Então Sansão lhe contou toda a verdade. Que seus cabelos não poderiam ser cortados, assim Dalila contou tudo aos lideres filisteus que se encarregaram de prende-lo, furaram seus olhos e o puseram em um moinho. Os filisteus prenderam Sansão entre as colunas, enquanto cultuavam ao deus dagom, mas Sansão forçou as colunas do templo e caiu toda a construção sobre os três mil homens e mulheres que ali estavam. Assim Sansão matou mais homens que em toda a sua vida. Sansão liderou Israel durante vinte anos.

domingo, 14 de agosto de 2011

Juízes 15

Passado algum tempo Sansão foi visitar sua mulher e ela havia sido entregue a outro homem, então Sansão capturou trezentas raposas e as amarrou pela cauda, prendeu uma tocha em cada par de cauda e soltou as raposas no meio das plantações. Assim ele queimou tudo que iam colher. Então os filisteus tacaram fogo na mulher e no sogro de Sansão.
Quando Sansão soube, atacou sem dor nem piedade e fez terrível matança entre os filisteus, depois se escondeu na caverna. Depois três mil homens foram a Judá, ameaçaram a todos se não encontrassem Sansão. Quando os homens de Judá encontraram Sansão, o levaram para os três mil filisteus, mas Sansão encontrou uma queixada de jumento e feriu e matou todos os filisteus.

sábado, 13 de agosto de 2011

Juízes 14

Sansão viu uma mulher filistéia e a desejou, então foi com seus pais até Timna, quando de repente veio um leão, o Espírito do Senhor apossou-se de Sansão que rasgou o leão com as próprias mãos. Então foi conversar com a mulher que gostava.
Passado algum tempo, quando voltou para se casar com a moça, passou para ver o cadáver do leão e havia no cadáver um enxame de abelhas e mel. Então saiu comendo o mel.
Já na festa de casamento, Sansão propôs um enigma aos trinta filisteus que ali estavam, quem perdesse deveria dar trinta vestes de linho. O enigma era o seguinte: Do que come saiu comida, do que é forte saiu doçura. Então os filisteus ameaçaram a mulher de Sansão e toda a sua família se ela não descobrisse e contasse a eles o enigma. Então a mulher por sete dias implorou a Sansão que terminou contanto a sua mulher, que por sua vez contou aos filisteus e Sansão perdeu o enigma. Sansão enfurecido matou trinta homens, e entregou suas vestes aos trinta filisteu, depois foi para casa de seu pai.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Juízes 13

Os israelitas voltaram a fazer o que o Senhor reprova e o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos. O anjo do Senhor apareceu a certa mulher estéril e disse: Você terá um filho, não beba vinho nem bebida forte, não passe navalha sobre a sua cabeça, o menino será consagrado a Deus, desde o seu nascimento até sua morte. A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Juízes 12

Os homens de Efraim foram a Zafom para ameaçar Jefté, então, Jefté reunião todos os homens de Gileade e lutou contra Efraim. Os gileaditas feriram os efraimitas e mataram quarenta e dois mil efraimitas.
Jefté liderou Israel durante seis anos, morreu e foi sepultado em Gileade.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Juízes 11

Jefté era homem guerreiro, filho de Gileade com uma prostituta, foi expulso da casa de seu pai pelo seus irmão por ser filho de outra mulher. Algum tempo depois quando Israel estava em guerra contra os amonitas, os líderes de Gileade foram até Jefté e o convidou para retornar a Gileade e liderar as tropas de Israel contra os amonitas. Então Jefté combateu os amonitas e o Senhor os entregou nas suas mãos.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Juízes 10

Depois de Abimeleque, Tolá levantou-se para libertar Israel,  e depois veio Jair. Mas os israelitas novamente desagradaram ao Senhor, então o Senhor prometeu não mais vir a favor de Israel. Mas os israelitas clamaram ao Senhor, que não pode suportar o sofrimento de Israel.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Juízes 9

Faziam três anos que Abimeleque governava Israel, quando Deus enviou um espírito maligno entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém. Então Abimeleque atacou a Siquém e matou cerca de mil pessoas, mas quando Abimeleque cercou uma torre na cidade, foi atingido por uma pedra que rachou seu crânio, então ele pediu para um de seus escudeiros que lhe atravessasse a espada. Assim Abimeleque foi morto.

domingo, 7 de agosto de 2011

Juízes 8

Gideão e os trezentos homens seguiram em buscas dos quinze mil homens que haviam sobrado vivo, dentre os cento e vinte mil homens do exercito inimigo. Gideão capturou os líderes de Sucote e os castigou, também matou a Zeba e a Zalmuna, que haviam negado pão a tropa de Gideão.
Novamente Israel prostituiu-se com o colete sacerdotal que Gideão havia construído com o ouro do povo. Quarenta anos Israel viveu em paz, e morreu Gideão em idade avançada, logo depois os israelitas fizeram o que desagradava o Senhor.

sábado, 6 de agosto de 2011

Juízes 7

Disse o Senhor a Gideão: Você tem homens demais, anuncie ao povo que os que estiverem com medo, podem voltar para casa. Então partiram vinte e dois mil homens e ficaram apenas dez mil. Mas o Senhor voltou a dizer: Ainda tem homens demais, mandem todos à beira d’água, os que beberem da água lambendo será os que irão com você, então Gideão foi para guerra contra os medianitas apenas com trezentos homens.
Então Gideão chegou próximo do acampamento dos medianitas e ouviu um deles falando: Eu sonhei e sei que o Deus de Israel está com Gideão, e entregará os medianitas em suas mãos. Então Gideão atacou os medianitas com seus trezentos homens e o Senhor derrotou os medianitas.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Juízes 6

Novamente os israelitas desagradaram ao Senhor, e durante sete anos Ele os entregou nas mãos dos medianitas. Quando os israelitas clamaram ao Senhor, o Senhor respondeu: Eu os livrei da escravidão do Egito e vocês adoraram outros deuses. Eu sou o seu Deus por isso não adorem aos deuses dos amorreus.
Então o Senhor apareceu e falou a Gideão, mas Gideão falou com Senhor: Se estiveres comigo, não saia daqui enquanto preparo um oferta a Ti. Quando Gideão voltou com o oferta e colocou sobre o altar, o fogo queimou a carne e os pães. Então soube que o Senhor estava com ele. Então Gideão destruiu o altar de Baal e ofertou ao Senhor.
Depois Gideão falou com o Senhor: Quero saber se vai lutar comigo? Colocarei a lã na eira, se o orvalho molhar a lã e toda a terra tiver seca, sei que libertará Israel por meu intermédio. E assim aconteceu. Disse ainda Gideão: Desta vez se a lã ficar seca e a terra molhada, sei que estarás comigo. E assim aconteceu.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Juízes 5

Débora e Baraque, filho de Abinoão entoaram um cântico ao Senhor.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Juízes 4

Depois da morte de Eúde, mais uma vez os israelitas desagradaram ao Senhor. Novamente o Senhor entregou os israelitas nas mãos dos inimigos, depois, Israel clamou ao Senhor e os israelitas atacaram Jabim o rei cananeu e os destruíram.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Juízes 3

Os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, por isso o Senhor os entregou nas mãos da Mesopotânia e foram dominados por oito anos. Quando Israel clamou ao Senhor o Senhor levantou Otoniel que os libertou. E a terra teve paz durante quarenta anos.
Mais uma vez Israel fez o que o Senhor reprova, por isso o Senhor os entregou nas mãos de Eglom. E Israel ficou sobre o domínio de Eglom durante oito anos. Novamente Israel clamou ao Senhor e o Senhor levantou Eúde. Eúde encravou a espada no rei de Moabe e fugiu, quando chegou nos montes Efraim tocou a trombeta e os israelitas desceram o monte. Naquela ocasião, os israelitas mataram cerca de dez mil moabitas e a terra teve paz durante oito anos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Juízes 2

Depois que toda aquela geração morreu, surgiu uma nova geração que não havia presenciado o que Deus havia feito através de Josué. Então os israelitas abandonaram ao Senhor e prestavam culto a outros deuses. Por isso a ira do Senhor se acendeu sobre Israel.