Siga você também...

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2 Samuel 7

Davi já morava em seu palácio e desejou construir um templo para o Senhor. O Senhor falou com o profeta Natã que abençoaria toda a descendência de Davi e que sua descendência permaneceria sempre no trono diante dele. O Senhor ainda falou que quem construiria o templo seria o filho de Davi. Depois Davi se apresenta em oração ao Senhor.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

2 Samuel 6

Davi reuniu os melhores guerreiros e foram buscar a arca de Deus, a puseram em um carroção de bois, no caminho os bois tropeçaram e Uzá esticou o braço para segurar a arca, mas Deus o feriu e morreu ali mesmo. Davi ficou com medo do Senhor, por isso desistiu de levar a arca e a mandou para a casa de Obede-Edom e por três meses o Senhor abençoou sua casa. Davi preparou uma grande festa e foi buscar a arca na casa de Obede-Edom, os que carregavam a arca ofereciam sacrifício ao Senhor a cada seis passos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

2 Samuel 5

As autoridades de Israel foram ao encontro de Davi e o ungiram como rei de Israel. Davi lutou contra os jebuseus e conquistou a fortaleza de Sião, que veio a ser a Cidade de Davi. Davi foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor era com ele. Quando os filisteus souberam que Davi havia sido ungido rei, procuraram mata-lo, mas Davi consultou ao Senhor e atacou os filisteus por todo o caminho.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

2 Samuel 3

A guerra entre a família de Saul e Davi durou muito tempo. Davi tornava-se cada vez mais forte. Abner se aliou a Davi e devolveu sua mulher Mical, filha de Saul. Mas tarde Joabe matou Abner e Davi chorou a sua morte.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

2 Samuel 2

Davi consultou ao Senhor e foi para Hebrom com todos de Judá, ali Davi foi ungido rei de Judá. Houve violenta batalha e os soldados de Israel foram derrotados pelos soldados de Davi.

domingo, 25 de setembro de 2011

2 Samuel 1

Apareceu um jovem e prostrou-se de Davi, contou que havia fugido do acampamento israelita e ainda falou que Saul e seus filhos estavam mortos. Davi chorou muito a morte de Saul e de Jônatas, Davi cantou sobre Saul e Jônatas.

sábado, 24 de setembro de 2011

1 Samuel 31

Os filisteus perseguiram a Saul e seus filhos, Jônatas, Abinadabe e Malquissua morreram. Então Saul se lançou sobre sua propria espada e morreu, os filisteus saquearam os corpos de Saul, seus filhos e seus soldados, cotaram a cabeça de Saul e enviaram mensagem a toda a terra dos filisteus.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

1 Samuel 30

Quando Davi chegou com seus soldados, os amalequitas haviam atacado Neguebe e levado prisineiro todos os velhos, mulheres e crianças, inclusive as duas mulheres de Davi. Então Davi consultou ao Senhor e perseguiu os amalequitas, Davi destruiu a todos e recuperou todos os que haviam sido seguestrados, ainda tomou todos os bens dos amalequitas e repartiu entre seus soldados.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

1 Samuel 29

Os filisteus se reuniram para guerra, mas os líderes filisteus não permitiu que os soldados de Davi fossem para guerra junto com eles. Então Aquis dispensou a Davi e seus guerreiros.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

1 Samuel 28

Saul estava angustiado e procurou uma vidente que consultasse a Samuel. Samuel por intermédio da vidente falou com Saul que Deus o havia rejeitado e que havia escolhido a Davi como novo rei de Israel.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

1 Samuel 27

Davi fugiu para a terra dos filisteus, pois pensou que Saul poderia voltar a persegui-lo, chegando em Gate pediu ao rei que lhe desse uma terra, então o rei de Gate lhe deu acidade de Ziclague, Davi viveu por um ano e quatro meses em território filisteu. Aquis rei de Gate confiava em Davi.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1 Samuel 26

Saul voltou a perseguir Davi, Davi foi com Abisai ao acampamento de Saul. No acampamento Davi pegou a lança e o jarro que estavam ao lado da cabeça de Saul, enquanto Saul e todos os soldados do rei dormiam. Davi saiu e a distancia gritou ao rei que acordou e percebeu que a lança não estava ao seu lado. Então Saul percebeu que Davi havia lhe poupado a vida mais uma vez. Assim Saul pediu perdão a Davi e lhe abençoou reconhecendo que verdadeiramente era um ungido do Senhor. Saul voltou para casa.

domingo, 18 de setembro de 2011

1 Samuel 25

Samuel morreu e todo Israel chorou sua morte. Depois Davi seguiu para o deserto próximo as terras de Nabal e enviou mensageiros a Nabal pedindo alimento para seus soldados. Nabal negou ajuda e maltratou os soldados de Davi dizendo que não conhecia nenhum Davi e muito menos seus servos, quando Davi soube, juntou seus soldados e partiu para matar Nabal e todos os seus. No caminho,  Abigail, mulher de Nabal, veio ao encontro de Davi e prostrando-se diante dele clamou por misericórdia, Davi ouviu seu pedido e deixou vivo Nabal. Passado algum tempo o Senhor feriu a Nabal e o ele morreu. Davi mandou mensageiros a Abigail pedindo-lhe que se tornasse sua mulher e ela se casou com Davi.

sábado, 17 de setembro de 2011

1 Samuel 24

Logo que lutou contra os filisteus, Saul voltou a perseguir a Davi. Chegando próximo de uma caverna, Saul parou para fazer suas necessidades, mas Davi estava dentro da caverna escondido e cortou um pedaço da roupa de Saul, sem que ele percebesse.
Quando Saul saiu da caverna Davi gritou dizendo: Ó rei, meu senhor! Hoje podes ver que o Senhor lhe entregou em minhas mãos, mas não lhe fiz mal algum, pois és ungido do Senhor. Vendo isso Saul, chorou em alta voz e disse: Certamente o Senhor é contigo e hoje sei que serás rei de Israel, te peço que não elimine meus descendentes. Assim Davi Jurou a Saul.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

1 Samuel 23

Davi consultou ao Senhor e o Senhor mandou que atacassem os filisteus na cidade de Queila, os soldados de Davi destruíram os filisteus, se apoderaram de seus rebanhos e libertaram o povo daquela cidade. Quando Saul soube, foi com seu exercito destruir Davi e seus soldados, que eram cerca de seiscentos homens. Mas Saul foi informado que os israelitas iriam atacar Israel, logo, desistiu de perseguir Davi e voltou.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

1 Samuel 22

Davi fugiu para a caverna de Adulão em Gate e várias pessoas se juntaram a ele. O sacerdote Aimeleque consultou ao Senhor, deu provisões e a espada de Golias a Davi. Quando Saul soube, mandou matar os sacerdotes, então, foram mortos oitenta e cinco sacerdotes e os demais moradores de Node, a cidade dos sacerdotes.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

1 Samuel 21

Aimeleque atende ao pedido de Davi e deu pães consagrados para os soldados. Davi estava sem espada e pegou a espada do Golias que ele havia matado. Davi teve medo de Saul e fingiu ser louco para fugir do rei de Gate.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

1 Samuel 20

Depois de combinar com Davi, Jônatas se assentou a mesa na festa da lua nova, quando o rei Saul soube que Davi não estava sentado na mesa teve ira de Davi, pois desejava mata-lo. Assim Jônatas correu até o campo e avisou a Davi que fugisse pois seu pai tentaria mata-lo. Então Davi partiu.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

1 Samuel 19

Saul tentou matar a Davi, mas Jônatas intercedeu pela vida de Davi e Saul atendeu o pedido. Mas o espirito maligno se apossou de Saul que tentou encravar sua lança em Davi quando tocava sua harpa, mas Davi se desviou e fugiu para sua casa. Quando Mical, mulher de Davi, soube que seu pai Saul tentava matar Davi, Mical fez Davi descer pela janela e fugiu.

domingo, 11 de setembro de 2011

1 Samuel 18

O Rei Saul manteve Davi consigo e Jônatas filho de Saul se tornou o melhor amigo de Davi. Saul passou a ter inveja de Davi, devido a sua fama diante do povo, e o colocou na frente do exército para que fosse morto na batalha, mas o Senhor era com Davi e vencia as batalhas. Então Saul ofereceu sua filha Mical a Davi, se Davi matasse duzentos filisteus, Saul tinha o intuito de que Davi morresse durante a batalha. Mas matou os duzentos israelitas e Saul teve mais medo e mais ciúmes de Davi, pois sua filha Mical o amava.

sábado, 10 de setembro de 2011

1 Samuel 17


Um guerreiro chamado Golias tinha dois metros e noventa de altura e desafiava as tropas de Israel, mas nenhum israelita tinha coragem de lutar com ele. Davi foi levar comida para seus irmãos e ouviu o desafio de Golias e se prontificou diante de Saul a lutar com o filisteu. 
Davi pegou se cajado e cinco pedras do riacho, Golias disse: A caso sou cachorro para me atacar com pedaço de pau? Davi respondeu: Você vem contra mim com lança, mas eu vou contra ti em nome do Senhor o Deus de Israel.
Davi com sua atiradeira encravou um pedra na testa de Golias que caiu, Davi arrancou sua cabeça e levou a cabeça do filisteu para Jerusalém diante de Saul.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

1 Samuel 16


Conforme o Senhor havia ordenado, Samuel foi até Jessé para ungir um de seus filhos como rei. Chegando na casa de Jessé, seus filhos desfilaram diante de Samuel, mas Samuel falou com Jessé: Acabaram seus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta Davi, o menor, que está cuidando das ovelhas. Então Respondeu Samuel: Então chame o menino, pois o Senhor o tem escolhido para ser rei de Israel. Assim que Davi chegou, Samuel o ungiu diante de sua família.
Como o Espirito do Senhor havia se retirado de Saul, um espirito maligno o atormentava, então Saul mandou chamar alguém que tocasse instrumento musical, então levaram Davi diante dele. Quando o espirito maligno se apossava de Saul, Davi tocava sua arpa e o espirito maligno se afastava de Saul.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1 Samuel 15

Israel atacou e matou os amalequitas, conforme o Senhor havia ordenado, mas Saul não matou as melhores ovelhas dos amalequitas, desobedecendo as ordens do Senhor. Então Samuel disse a Saul que o Senhor o havia rejeitado como rei. Saul se humilhou perante Samuel, mas Samuel se retirou.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

1 Samuel 14

7Jônatas e seu escudeiro foram até o acampamento filisteu e mataram cerca de vinte homens. Quando o exército israelita percebeu o que Jônatas havia feito, atacaram os filisteus e o Senhor concedeu a vitória a Israel. Depois destas coisas, Jônatas viu e comeu meu que estava escorrendo, Jônatas não sabia mas seu pai havia proibido que os israelitas comessem antes de derrotarem os filisteus, caso contrário morreriam. Mas o exercito israelita implorou pela vida de Jônatas, Saul atendeu o pedido e não matou Jônatas.  

terça-feira, 6 de setembro de 2011

1 Samuel 13

Saul tinha trinta anos de idade quando começou a reinar, e reinou Israel por quarenta anos. Os filisteus reuniram-se para lutar contra Israel com inúmeros soldados, Saul esperou por sete dias, mas como Samuel não chegava para oferecer holocausto ao Senhor, Saul ofereceu holocausto. Quando Samuel chegou disse a Saul: Você agiu como tolo desobedecendo ao Senhor. Assim Samuel partiu.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

1 Samuel 12

Samuel já estava velho e reúne todo o Israel pedindo desculpas se em algum momento foi injusto com o povo, Samuel ainda exige ao povo fidelidade ao Senhor.

domingo, 4 de setembro de 2011

1 Samuel 11

Os amonitas ameaçavam os Israelitas de Jabes-Gileade, mas Saul ficou furioso e matou dois bois e motivou os Israelitas a lutarem. Saul dividiu seus soldados em três grupos derrotaram os amonitas. Assim Saul trouxe libertação a Israel e foi proclamado rei na presença do Senhor.

sábado, 3 de setembro de 2011

1 Samuel 10

Samuel apanhou um jarro de óleo derramou sobre a cabeça de Saul e o ungiu como líder. Ainda profetizou sobre ele, Saul seguiu para Gibeá e lá encontrou os profetas de Deus e o Espirito do Senhor de apossou de Saul.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

1 Samuel 9

Saul saiu em busca das jumentas de seu pai que se havia perdido, passado algum tempo Saul decidiu retornar sem as jumentas, mas seu servo lhe falou sobre o profeta do Senhor. Saul foi até Samuel, mas Samuel convidou a Saul para comer no lugar de honra. O Senhor já havia falado com Samuel, que deveria ungir a Saul como rei.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

1 Samuel 8

Os filhos de Samuel se tornaram gananciosos e não andavam em seus caminhos. Por isso Israel pediu um rei a Samuel e isso desagradou ao Senhor. Mas o Senhor falou para Samuel fazer o que o povo estava pedindo.