Siga você também...

domingo, 31 de julho de 2011

Juízes 1

Depois da morte de Josué, os homens de Judá atacaram os cananeus, o Senhor entregou os cananeus em suas mãos. O Senhor estava com os homens de Judá e eles ocuparam a serra central. Conforme Moisés havia prometido, Hebrom foi dada a Caleb.

sábado, 30 de julho de 2011

Josué 24

Disse o Senhor ao povo por intermédio de Josué: Seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão prestavam culto a outros deuses, por isso tirei Abraão do meio da sua parentela, mas,  Moisés desceu para o Egito com sua família e passado alguns anos os egípcios os fizeram escravos. Por isso feri o Egito com toda sorte de praga, depois entreguei nas suas mãos todas as terras dos amorreus ao leste do Jordão.
Agora sejam fieis a mim, joguem fora seus deuses e sirvam ao Senhor. Então Josué firmou acordo entre Deus e o povo e cada um foi para sua propriedade. Passado algum tempo Josué morreu tendo cento e dez anos de idade.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Josué 23

Passado muito tempo, Josué já estava muito velho e convocou todo Israel e disse: Estou velho e logo vou morrer, o Senhor conquistou e destruiu as maiores nações por vocês, agora, sigam fieis ao Senhor, não se deixem desviar nem para direita nem para a esquerda. Observem sempre as leis de Moisés, pois, o Senhor é fiel para cumprir todas as suas promessas, mas se vocês se desviarem, o Senhor fará cumprir todo mal com o qual os ameaçou.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Josué 22

As tribos de Rúben, de Gade e metada da tribo de Manassés saíram de Canaã em direção a sua própria terra, quando chegaram em Gelilote, construíram um altar. Quando os demais israelitas souberam que haviam construído um altar junto na fronteira com Canaã, ficaram irados e foram guerrear contra eles.
Chegando ao lugar da construção do altar, questionaram aos homens dizendo: Porque construíram um altar para sacrifício, sem consultar ao Senhor? Porque se rebelaram contra o Senhor pecando contra ele?
Então os homens da tribo de Rúben responderam: Não pecamos contra o Senhor, nem construímos altar para sacrifícios, construímos um altar para servir de testemunho entre nós e Deus. Para que futuras gerações saibam que cultuaremos ao Senhor no santuário.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Josué 21

Os chefes do levitas chegaram até os sacerdotes dizendo: O Senhor ordenou por meio de Moisés que vocês dessem cidades para nós morarmos. Então os israelitas deram da sua própria herança ao levitas.
As cidades foram distribuídas clã por clã, tribo por tribo. Assim o Senhor deu aos israelitas as terras que haviam prometido sob juramento aos seus antepassados.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Josué 20

Separaram Quedes, na Galiléia, como cidade de refúgio, quando alguém matasse acidentalmente uma pessoa deveria fugir para cidade de refúgio e esperar o julgamento. Após o julgamento poderá voltar para sua casa. Assim o Senhor havia ordenado a Moisés.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Josué 19

Então Josué distribuiu as terras da Tribo de Siemão, da Tribo de Zebudom, da Tribo de Issacar, da Tribo de Aser, da Tribo de Naftali e da Tribo de Dã.

domingo, 24 de julho de 2011

Josué 18

Toda a comunidade israelita reuniu-se em Siló e Josué distribuiu as terras para a tribo de Benjamim, terras que ficavam entre as tribos de Judá e de José.

sábado, 23 de julho de 2011

Josué 17

Josué distribuiu as terras da tribo de Manassés, filho mais velho de José. O território de Manassés se estendia desde Aser até Micmetá, a leste de Siquém.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

quinta-feira, 21 de julho de 2011

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Josué 14

Homens de Judá vieram a Josué e Calebe os disse: Eu tinha quarenta anos quando Moisés me enviou para espionar a terra de Cades-Barnéia, os homens que foram comigo temeram e fizeram o povo desanimar de medo. Eu porem fui inteiramente fiel ao Senhor, e Moisés me prometeu a terra como herança. Pois até hoje, quarenta e cinco anos depois, o Senhor me manteve vivo e estou tão forte como a quarenta e cinco anos atrás. Mande-me para região montanhosa e conquistarei a cidade se o Senhor estiver comigo. Então Josué abençoou a Calebe e lhe deu Hebrom por Herança.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Josué 13

Disse o Senhor a Josué: Você já está velho e ainda há muita terra para ser conquistada. Você repartirá a terra entre os israelitas, conforme eu lhe ordenei. Esse é a herança que Moisés lhes deu quando estava na planície de Moabe.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Josué 12

Estes são os reis aos quais Israel feriram:
Siom, rei dos amorreus, Ogue, rei de Basã, o rei de Jericó, o rei de Ai, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis, o rei de Eglom, o rei de Geser, o rei de Debir, o rei de Geder, o rei de Hormá, o rei de Harade, o rei de Libna, o rei de Adulão, o rei de Maquedá, o rei de Betel, o rei de Tapua, o rei de Hefer, o rei de Afeque, o rei de Lassarom, o rei de Madom, o rei de Hazor, o rei de Sinrom-Meron, o rei de Acsafe, o rei de Taanaque, o rei de Megido, o rei de Quedes, o rei de Jocneão do Carmelo, o rei de Dor no outeiro de Dor, o rei de Goiim em Gilgal, o rei de Tirza. Trinta e um reis ao todo.

domingo, 17 de julho de 2011

Josué 11

Quando o rei de Hazor soube o que Israel havia feito, reunião reis de inúmeras cidades e reuniram tropas contra Israel, eram numerosos como a areia da praia. Mas o Senhor os entregou nas mãos de Israel, foram todos mortos e destruídos. Josué conquistou todas as cidades e matou todos os reis que as governavam.

sábado, 16 de julho de 2011

Josué 10

Quando o rei de Jerusalém soube que Josué havia feito acordo de paz com Gibeom. Ele e seu povo ficaram com muito medo, então o rei de Gibeom fez acordo com outras três nações e atacaram Gibeom par destruí-la. Mas quando Josué soube, juntou seus soldados e foi a favor de Gibeom, matou e destruiu todos os homens que haviam se levantado contra Gibeom, inclusive seus reis. Eram os reis de Jerusalém, de Hebrom, de Jarmute, de Láquis e de Eglom.
Depois Josué e todo Israel atacou a Libna, Láquis, nesse momento Horão rei de Gezer foi socorrer Láquis e também foi destruída, Josué também atacou Eglom, Hebrom,  Debir. Josué avançou e derrotou a região e todos os reis, sem deixar sobreviventes, exterminou tudo.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Josué 9

Os habitantes de Gibeom souberam o que Josué tinha feito com Jericó e Ai e tiveram medo de Israel. Então os habitantes de Gibeom chegaram até Josué e disseram: Tem piedade de nós e faça um acordo conosco para que sobrevivamos. Então Josué fez acordo de paz sem consultar ao Senhor. Passado algum tempo, Josué descobriu que os homens não viviam em terras distante, mas eram seus visinhos, mas como havia feito acordo de paz perante ao Senhor, não os fizeram mal. Josué protegeu os habitantes de Gibeom, mas os colocou como carregadores de lenha e de água para a comunidade e para o altar do Senhor.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Josué 8

Josué preparou emboscada contra Ai, com cinco mil homens, pois o Senhor havia dito: Seja forte e corajoso, eu farei com Ai o mesmo que fiz a Jericó, os entregarei em suas mãos. Israel permitiu que os homens de Ai fossem atrás deles pelo deserto, deixando a cidade sozinha, enquanto isso os israelitas que estavam em emboscada, atearam fogo na cidade, cercaram todos os homens de Ai e mataram todos os habitantes da cidade.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Josué 7

Mais os israelitas foram infiéis e a ira do Senhor acendeu-se contra Israel. Então Josué rasgou suas veste e prostrou-se perante ao Senhor com o rosto em terra. Mas o Senhor disse: Levante-se, vá te os israelitas e diga para que santifiquem-se pela manha e se livrem de todas as coisas consagradas para destruição.  
No dia seguinte Acã foi pego com uma capa feita na Babilônia que estava escondida. Então Josué perguntou a Acã: Por que você nos causou esta desgraça? E todo Israel o apedrejou com sua família e queimou todos os seu pertences.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Josué 6

Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas, então o povo marchou ao redor da cidade por sete dias. Os sacerdotes tocavam as trombetas e os soldados guiavam a arca, no sétimo dia deram sete voltas, na última volta o povo gritou e o muro da cidade caiu.
Depois incendiaram a cidade inteira e tudo que nela havia, só pouparam a prata, o ouro e os utensílios de bronze que foram colocados no santuário do Senhor, e também pouparam a prostituta Raabe e toda a sua família, pois ela escondeu os homens que Josué enviou para espiar a terra.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Josué 5

Os reis amorreus ficaram com medo do Deus de Israel, pois secou o Jordão para os israelitas passarem. Depois os israelitas fizeram acampamento, o Senhor ordenou a Josué que circuncidasse todos e Josué circuncidou toda a nação. O povo celebrou a páscoa do Senhor.

domingo, 10 de julho de 2011

Josué 4

Conforme o Senhor havia ordenado, Josué escolheu doze homens, um de cada tribo, e lhes ordenou que cada um pegasse uma pedra no Jordão. Quando os sacerdotes que carregavam a arca da aliança saíram do Jordão, as águas voltaram e cobriram as margens. Quando chegaram em Gilgal Josué ergueu as doze pedras tiradas do Jordão, as pedras servirão de memorial, pois ali Israel atravessou o Jordão em terra seca.

sábado, 9 de julho de 2011

Josué 3

Conforme o Senhor havia ordenado, Josué ordenou ao povo que se santificassem pois atravessariam o Jordão. Os sacerdotes seguiram na frente, levantaram a arca e quando seus pés tocaram as águas, a correnteza que descia parou de correr e se formou uma muralha. Assim o povo atravessou o rio Jordão pisando em terra seca.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Josué 2

Josué enviou espiões para examinar a terra de Jericó, os espiões passaram a noite na casa de uma prostituta chamada Raabe. Quando o rei de Jericó descobriu que Raabe havia recebido os espiões, mandou que ela os expulsassem, mas Raabe os escondeu no terraço e falou que eles já haviam partido.
O Rei mandou homens atrás deles, mas os espiões seguiram para as montanhas e ficaram ali por três dias, logo depois retornaram a Josué e disseram: Certamente o Senhor nos entregou Jericó em nossas mãos, estão todos apavorados.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Josué 1

Depois da morte de Moisés disse o Senhor a Josué: Se prepare para entrar com os israelitas na terra que prometi a Moisés meu servo. Seja forte e corajoso, cumprirei todas as promessas que fiz ao meu servo Moisés, estarei com você e nunca o deixarei.
Josué deu instruções que percorressem o acampamento e que em três dias atravessariam o Jordão em direção a terra que o Senhor prometeu.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Deuteronômio 34

Das campinas de Moabe Moisés subiu ao monte Nebo em frente de Jericó. Ali o Senhor lhe mostrou toda a terra  de Gileade e o Senhor lhe disse: Esta é a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó. Permiti que você visse com seus próprios olhos, mas você não atravessará o rio e não entrará na terra.
Moisés morreu ali em Moabe como o Senhor dissera, quando tinha cento e vinte anos de idade. Em Israel nunca mais se viu profeta como Moisés.

terça-feira, 5 de julho de 2011

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Deuteronômio 32

Moisés cantou uma canção ao Senhor, subiu as montanhas de Abarim conforme o Senhor havia ordenado. No monte, Moisés contemplou Canaã, mas não entrou na terra, depois morreu ali no monte Hor. Deus fez assim pois havia dito que seria assim em razão da infidelidade do povo junto às águas de Meribá. Moisés avistou a terra somente a distancia e não entrou nela.

domingo, 3 de julho de 2011

Deuteronômio 31

Disse Moisés: Estou com cento e vinte anos de idade e não sou capaz de atravessar o Jordão. O Senhor me disse: Você não atravessará o Jordão. Juntamente com Josué o Senhor atravessará à frente de vocês, destruindo todos os seus inimigos. Não temas, sejam fortes e corajosos.
O Senhor ordenou que Moisés e Josué fossem até a Tenda do Encontro, então o Senhor apareceu na Tenda numa coluna de fogo e disse: Moisés, Você morrerá e se reunirá a seus antepassados, falou o Senhor Josué: seja forte e corajoso, você conduzirá os israelitas à terra que lhes prometi e eu mesmo estarei com você.

sábado, 2 de julho de 2011

Deuteronômio 30

Hoje coloco diante de vocês a vida ou a morte, se vocês me obedecerem e andarem em meus caminhos, então terão vida e serão abençoados. Se todavia se desviarem dos meus caminhos e adorarem outros deuses, não viverão muito tempo na terra em que vão tomar depois de atravessar o Jordão.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Deuteronômio 29

Os seus olhos viram o que o Senhor fez com os egípcios, durante quarenta anos no deserto suas roupas e suas sandálias não se gastaram. Sigam fielmente as palavras desta lei para que prosperem em tudo. Se vocês adorarem outros deuses, a ira do Senhor virá sobre vocês e virão desgraças, doenças e um deserto abrasador de sal e enxofre sobre a terra.