Siga você também...

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

1 Crônicas 26

Também foi dividido o ministério dos porteiros, eram responsáveis por todas as entradas e saídas do templo. Outros eram responsáveis pelos tesouros, eram responsáveis por todas as ofertas do templo.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

1 Crônicas 25

Davi separou alguns filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum para o ministério com harpas, liras e címbalos. Ministravam músicas no ministério de louvor ao Senhor.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

1 Crônicas 24

Davi dividiu dois grupos dentre as famílias de Itamar e Eleazar para cumprirem as ordens de ministrar no templo do Senhor.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

1 Crônicas 23

Davi já estava velho, reuniu e repartiu os levitas que descendiam de Gérson, Coate e Merari, filho de Levi. Os levitas ficavam responsáveis pela Tenda do Encontro, pelo Lugar Santo e pelo serviço do templo do senhor.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

1 Crônicas 22

Davi providenciou ferro, bronze e ouro para fabricação de material do templo, falou com seu filho Salomão que juntasse ainda mais outro e construísse o templo do Senhor, cumprindo assim a palavra do Senhor.

domingo, 25 de dezembro de 2011

1 Crônicas 21

Davi decidiu um recenseamento por sua própria conta e isso desagradou o Senhor. Por isso o Senhor mandou um anjo destruir Jerusalém, Davi comprou um terreno da eira de Araúna e construiu ali um altar de holocausto ao Senhor. Depois o Senhor ordenou que o anjo pusesse sua espada na bainha.

sábado, 24 de dezembro de 2011

1 Crônicas 20

Davi atacou todas as terras do amonitas e as deixou em ruínas, trouxe muitos bens das cidades e designou aos seus habitantes os serviços com serras, picaretas e machados em Israel. Davi também derrotou os filisteus.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

1 Crônicas 19

Quando Naás, rei do amonitas morreu, Davi enviou alguns homens para transmitir condolências ao seu filho, mas o filho de Naás achou que Davi enviava espiões e prendeu e humilhou os homens que Davi havia enviado. Quando soube, Davi atacou amonitas e os derrotou.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1 Crônicas 18

Davi derrotou os filisteus e os moabitas, além disso Davi derrotou os seus inimigos e tomou para si muitas riquezas, muitos se sujeitavam a ele. Davi reinou sobre todo Israel e o Senhor lhe dava vitórias em todos os lugares.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

1 Crônicas 17

Davi decidiu criar um templo para o Senhor, Davi já vivia em um palácio e agora queria construir para o o Senhor. Mas o Senhor apareceu ao profeta Natã e disse que quem haveria de criar o templo não seria Davi e sim o seu filho que havia de reinar no seu lugar.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

1 Crônicas 16

Trouxeram a arca para tenda que Davi havia preparado, ministraram ao Senhor diante da arca, Davi encarregou Asafe dos louvores de adoração ao Senhor e cantou um cântico de gratidão ao Senhor.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

1 Crônicas 15

Davi preparou um lugar para guardar a Arca de Deus, reuniu todo Israel e reuniu os levitas, depois consagrou levitas para trazer a Arca de Deus. Davi preparou uma grande festa, sacrificaram ao Senhor e os levitas tocavam e levavam a arca conforme as leis de Moisés, assim pegaram a arca na casa de Obede-Edom e a levaram para Cidade de Davi.  

domingo, 18 de dezembro de 2011

1 Crônicas 14

Hirão, rei de Tiro, levou para Davi madeiras, pedreiros e carpinteiros, então Davi soube que Deus era com ele. Em Jerusalém Davi tomou pra si mulheres e gerou filhos. Os filisteus souberam que Davi havia sido ungido rei e o atacaram, mas o Senhor os entregou nas mãos de Davi.

sábado, 17 de dezembro de 2011

1 Crônicas 13

Davi juntou os israelitas e foram buscar a arca do Senhor e a trouxeram em uma carroça de bois, no  caminho os bois tropeçaram e a arca iria ao chão, Uzá tocou na arca tentando impedir que caísse, a ira do Senhor se acendeu e Uzá morreu fulminado. Davi teve medo e levou a arca para casa de Obede-Edom e ficou em sua casa por três meses, e o Senhor abençoou sua família e sua casa.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

1 Crônicas 12

Vários se juntaram a Davi em Ziclague, onde se escondia de Saul, alguns da trino de Gade também se aliaram a Davi, eram guerreiros corajosos. Assim o exército que acompanhava Davi se tornou muito numeroso, homens que se apresentavam voluntariamente.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

1 Crônicas 11

Todo Israel se reuniu Davi e disseram “Somos sangue do teu sangue”. Davi conquistou a fortaleza de Sião, que passou a se chamar a Cidade de Davi.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

1 Crônicas 10

Os filisteus saíram em combate contra os israelitas e mataram a Jônatas e feriram gravemente a Saul. Então Saul apanhou sua própria espada e se jogou sobre ela. Quando os israelitas souberam que Saul e seus filhos estavam mortos, abandonaram suas casas e fugiram, os filisteus saquearam os filisteus mortos, arrancaram a cabeça de Saul e puseram no templo de Dagom. Saul morreu assim pois foi infiel ao Senhor.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

1 Crônicas 9

Por sua infidelidade o povo de Judá foi levado prisioneiro para Babilônia.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

domingo, 11 de dezembro de 2011

1 Crônicas 7

Os descendentes de Issacar, de Benjamim, de Naftali, de Manassés, de Efraim e de Aser.

sábado, 10 de dezembro de 2011

1 Crônicas 6

Os descendentes de Levi, os músicos do Templo e a cidade dos músicos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

1 Crônicas 5

Os descendentes de Rúben, de Gade e os descendentes da metade da Tribo de Manassés.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

1 Crônicas 2

Estes foram os filhos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, José, Benjamim, Naftali, Gade e Aser. A descendência de Judá.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1 Crônicas 1

A descendência de Adão, a descendência de Noé, a descendência de Sem, a descendência de Abraão, a descendência de Esaú, a descendência de Seir e os reis e chefes de Edom.

domingo, 4 de dezembro de 2011

2 Reis 25

Nabucodonosor, rei da Babilônia, cercou Jerusalém com seus soldados, quando Israel já não tinha o que comer e a fome era grande, os muros de Israel foram rompido e os israelitas foram capturados, o templo do Senhor e todas as casas de Jerusalém foram incendiadas pelos babilônicos.

sábado, 3 de dezembro de 2011

2 Reis 24

Durante o reinado de Jeoaquim, Nabucodonosor invadiu o país, mas passado algum tempo Jeoaquim rebelou-se contra Nabucodonosor. Joaquim reinou em Judá e fez o que o Senhor reprova.
No oitavo ano do reinado de Joaquim, Nabucodonosor o levou como prisioneiro e retirou todos os tesouros do templo do Senhor que Salomão havia feito.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

2 Reis 23

O rei Josias subiu até o templo do Senhor e comprometeu-se a seguir ao Senhor diante de todo o Jerusalém e Judá, destruiu os altares de Baal e acabou com a idolatria e com os prostíbulos e com todas as coisas repugnantes de Israel. Todo o povo adorou ao Senhor. Depois disso a páscoa foi celebrada ao Senhor, conforme as ordens do rei Josias. Depois da morte de Josias, seu filho Jeoacaz foi ungido rei de Judá e fez o que o Senhor reprova, depois de Jeoaquim reinou no lugar de Jeocaz e também fez o que o Senhor reprova.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

2 Reis 22

Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar em Jerusalém. Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi. O sumo sacerdote Hilquias achou o livro da lei e leu para Safã rei de Judá, logo o rei se arrependeu e consultou ao Senhor. Assim o Senhor destruiu sobre os habitantes da terra, mas poupou o rei de ver tal desgraça.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

2 Reis 21

Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar em Judá, ele fez o que o Senhor reprova, reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido, chegou a queimar o próprio filho em sacrifício. Amom reinou em Hudá e também fez o que o Senhor reprova.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

2 Reis 20

Ezequias estava doente, então Isaias foi até ele e disse que ele iria morrer. Então Ezequias clamou ao Senhor e antes mesmo que Isaias se afastasse, o Senhor o mandou retornar e falar para Ezequias que o Senhor ouviu o seu clamor e lhe acrescentou quinze anos de vida.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

2 Reis 19

Isaías profetiza acerca da queda de Senaqueribe ao rei da Assíria.

domingo, 27 de novembro de 2011

2 Reis 18

Ezequias reinou em Judá e fez o que o Senhor aprova, removeu os altares idolatras e destruiu a serpente de bronze. Ezequias obedecia o Senhor e o Senhor o abençoava.

sábado, 26 de novembro de 2011

2 Reis 17

Oséias reinou em Israel em Samaria e fez o que o Senhor reprova. Os Israelitas pecaram contra o Senhor, adoravam outros ídolos e prestavam culto nos altares idolatras, queimaram seus filhos em sacrifícios, praticaram adivinhação. O Senhor os expulsou da sua presença e os entregou nas mãos dos saqueadores, só escapou a tribo de Judá.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

2 Reis 16

Acaz reinou em Judá e fez o que o Senhor reprova, chegou até a queimar seu filho em sacrifício. Então Rezim, rei da Síria e Peca rei de Israel, saíram para lutar contra Acaz, mas não conseguiu vencê-lo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

2 Reis 15

Azarias reinou em Judá e fez o que o Senhor aprova, mas não destruiu os altares idólatras e o Senhor o feriu com lepra. Zacarias reinou em Israel e fez o que o Senhor reprova. Salum reinou em Israel mas Menaém o assassinou e foi seu sucessor e durante seu reinado fez o que o Senhor reprova. Pecaías reinou em Israel e fez o que o Senhor reprova. Peca reinou em Israel e  fez o que o Senhor reprova. Jotão reinou em Israel e fez o que o Senhor aprova mas não destruiu os altares idólatras.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

2 Reis 14

Jeoás fez o que o Senhor aprova, Amazias rei de Judá e Jeoás rei de Israel se enfrentaram em Bete-Semes.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

2 Reis 13

Jeoacaz reinou em Israel e fez o que o Senhor reprova. Jeoás também reinou em Israel e fez o que o Senhor reprova. Eliseu morreu e foi sepultado. Certa vez alguns homens jogaram um cadáver no túmulo de Eliseu e o cadáver voltou a viver.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

2 Reis 12

Joás fez o que o Senhor aprova por todos os anos do seu reinado e reparou o templo do Senhor.

domingo, 20 de novembro de 2011

2 Reis 11

Atalia mandou matar todos da família do rei, mas Joseba escondeu Joás, os demais da família do rei foram mortos. Passado alguns anos o sacerdote Joiada ungiu ao menino Joás e Atalia foi morta. Joás tinha sete anos quando começou a reinar.

sábado, 19 de novembro de 2011

2 Reis 10

Jéu mandou matar toda a família de Acabe, cumprindo-se a palavra do Senhor de que toda a família de Acabe seria morta. Depois Jéu mandou matar todos da família de Acazias, depois reuniu todos os profetas de Baal e matou todos. Assim Jéu acabou com toda idolatria a Baal. Jéu reinou vinte e oito anos e morreu.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

2 Reis 9

Conforme Eliseu havia ordenado, um discipulo foi até Jéu e o ungiu rei de Israel. Jéu perseguiu, acertou e matou Jerão, por causa da idolatria e das feitiçarias. Acazias fugiu mas também foi morto. Jezabel foi jogada do alto do seu palácio e morreu.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

2 Reis 8

Conforme orientação de Eliseu a mulher Sunamita saiu do pais com sua família e depois de sete anos retornou, logo sua casa foi restituída pelo rei de Israel. Hazael matou Bem-Hadade rei da Síria com um cobertor e tornou seu sucesso. Jeorão foi rei de Judá e fez o que o Senhor reprova, Acazias foi seu sucesso e também fez o que o Senhor reporva.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

2 Reis 7

Eliseu falou que tanto uma medida de farinha quanto duas medidas de cevada seriam vendidas por uma peça de prata, mas um oficial duvidou. No dia seguinte alguns leprosos descobriram que o acampamento dos arameus havia sido abandonado e tudo foi saqueado. Assim o povo saqueou o acampamento dos arameus e duas medidas de cevada e uma medida de farinha passaram a ser vendidas por uma peça de prata conforme a palavra do Senhor.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

2 Reis 6

Alguns homens estavam cortando arvores, quando o ferro do machado de um deles caiu no rio, mas Eliseu jogou um galho na água e o ferro do machado flutuou, logo o homem esticou a mão e pegou. Durante a guerra entre Israel e a Síria o Senhor revela a Elias sobre os movimentos e as estratégias do exército as Síria.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

2 Reis 5

Naamã, comandante do exército da Síria, ficou leproso e foi até a casa do profeta Eliseu, mas o profeta mandou que lhe avisassem para dar sete mergulhos no rio Jordão e sua pele ficaria limpa. Naamã ficou furioso, pois Eliseu não lhe atendeu e sim mandou recado, ainda ficou irado, pois o rio Jordão era barrento. Mas seus servos o convenceram a mergulhar e Naamã ficou limpo. Naamã voltou a Eliseu e lhe ofereceu vários presentes, mas Eliseu não aceitou, depois da saída de Naamã, Geazi correu atrás dele e pediu alguns dos presentes que Eliseu havia se recusado a receber, por isso a lepra de Naamã passou para Geazi.

domingo, 13 de novembro de 2011

2 Reis 4

Certa mulher falou com Eliseu que seu marido havia morrido e os credores queriam levar seus filhos como escravo. Elias falou para mulher para pegar vasilhas encher os vasos com o pouco azeite que ela tinha, então a mulher juntou várias vasilhas e enquanto tinha vasilhas vazias o azeito não acabou. Então a mulher vendeu o azeite, pagou suas dívidas e viveu com o que sobrou.
Uma mulher mandou construir um quarto para que Eliseu dormisse ali, Eliseu ficou muito grato e falou com a mulher que ela teria um filho, já que ela não tinha filhos. Algum tempo depois a criança nasceu mais veio a falecer, a mulher buscou por Eliseu e a criança tornou a viver.

sábado, 12 de novembro de 2011

2 Reis 3

Moabe se rebelou contra Israel, então os reis de Israel, Samaria e de Judá se juntaram, atacaram os moabitas, consultaram ao profeta Eliseu e derrotaram os moabitas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

2 Reis 2

Elias e Eliseu pararam as margens do rio Jordão, Elias tocou nas águas com seu manto e as águas se separaram e eles passaram em terra seca. Quando eles caminhavam, veio um carro de fogo puxado por cavalos de fogo e levou a Elias, depois Eliseu pegou o manto de Elias que tinha ficado no chão e tocou as águas e novamente o Jordão se abriu. Os homens declaravam que o espirito de Elias estava em Eliseu.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

2 Reis 1

Certo dia o rei Acazias caiu e se machucou muito, então ele mandou alguns homens consultarem o deus Baal-Zebube para saber sobre sua recuperação. Mas Elias apareceu aos homens e disse: Acaso não existe Deus em Israel? devido a isso mande avisar ao rei que ele certamente morrerá. Quando o rei soube, mandou cinquenta homens buscar Elias, mas Elias clamou e desceu fogo dos céus e consumiu os homens, novamente o rei mandou outros cinquenta homens e o fogo também os consumiu. Depois outros cinquenta homens foram até Elias e clamaram: Por favor meu senhor, tenha misericórdia de nós e nos acompanhe até o rei, então Elias foi até e rei e falou que ele morreria pois foi consultar ao deus Baal-Zebube. Depois de alguns dias o rei Acazias morreu conforme a palavra de Elias.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

1 Reis 22

Acabe e Josafá consultaram aos profetas para saber se Deus seria com eles na guerra contra Síria, os profetas declaravam que o Senhor os entregariam em suas mãos. Mas Micaías, falou que Acabe seria morto, Acabe não acreditou e foi para batalha, onde um soldado disparou eu arco contra Acabe e ele morreu. Josafá reinou em Judá e fez o que o Senhor aprova. Acazias, filho de Acabe reinou em Israel e fez o que o Senhor reprova.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

1 Reis 21

O rei Acabe foi até Nabote e tentou comprar uma vinha que era sua propriedade, mas Nabote se negou a vende-la, pois era herança da família. Quando a mulher do rei Acabe soube, preparou uma calúnia contra Nabote e por isso ele foi apedrejado até a morte pelo povo. Por isso Deus se irou contra Acabe e sua mulher Jezabel, por isso Deus amaldiçoou sua descendência.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

1 Reis 20

Ben-Hadade rei da Síria prometeu atacar Israel, mas Deus os entregou nas mãos de Acabe e de Israel. Passado algum tempo Ben-Hadade voltou atacar Israel e mais uma vez Deus os entregou nas mão de Israel.

domingo, 6 de novembro de 2011

1 Reis 19

Jezabel mulher do rei Acabe, soube que Elias havia mandado matar os profetas de Baal e procurou mata-lo. Elias fugiu e o Senhor apareceu mandando ele ir para o monte. Elias se encontra com Eliseu e partem juntos.

sábado, 5 de novembro de 2011

1 Reis 18

A fome era grande, pois não chovia, o Senhor falou com Elias para ir até Acabe e anunciar a chuva. Elias desafiou os profetas de Baal a clamar por fogo, os profetas de Baal clamaram durante muito tempo, gritavam, cortavam seus corpos e Baal não respondia com fogo. Então Elias reparou o altar do Senhor que estava em ruinas, mandou jogar água no altar e depois clamou ao Senhor e o fogo consumiu o holocausto, a lenha e as pedras no chão. Elias mandou prender os profetas de Baal e mandou Acabe ir comer, que o Senhor mandaria chuva sobre Israel.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

1 Reis 17

Elias falou para o rei Acabe que não choveria em Israel enquanto ele não falasse que choveria. Depois disso Elias fugiu para um riacho em Querite, ali ele foi alimentado pelos corvos e bebia da água do rio. Passado algum tempo o rio secou e Elias foi para casa de uma viúva em Sarepta, passado algum tempo o filho da viúva morreu, Elias clamou ao Senhor e o menino voltou a vida.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

1 Reis 16

Baasa não obedeceu ao Senhor e morreu, seu filho Asa reinou em seu lugar, mas Zinri conspirou contra ele e o matou, a ele e a todos de sua família e tomou seu reino. Depois de Zinri, reinou também Onri e depois Acabe.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

1 Reis 15

Abias reinou três anos em Jerusalém, ele cometeu os mesmos pecados que seu pai e seu coração não era consagrado ao Senhor. Abias morreu e seu filho Asa reinou em seu lugar.
Asa agradou ao Senhor, ele acabou com os prostitutos e combateu a idolatria em Jerusalém, trouxe ouro e prata para o templo do Senhor.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

1 Reis 14

Disse o Senhor a mulher de Jeroboão através do profeta Aías: O Senhor eliminará a família de Jeroboão. Matarei todos da família de Jeroboão, pois tem feito mais mal do que todos os que viveram antes dele.

domingo, 30 de outubro de 2011

1 Reis 13

O Senhor enviou um homem de Deus ao rei Jeroboão, mas o rei desafiou o homem de Deus e não fez o que o Senhor havia ordenado. 

sábado, 29 de outubro de 2011

1 Reis 12

Roboão filho de Salomão passou a reinar sobre Israel, mas o povo se levantou contra ele e o expulsou do reino.  Jeroboão também pecou contra o Senhor quando construiu bezerros de ouro em Betel.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

1 Reis 11

Salomão teve muitas mulheres e desobedeceu ao Senhor tomando para si mulheres estrangeiras. Salomão desagradou ao Senhor quando fez altares para os deuses de suas mulheres e por isso o Senhor prometeu que ele perderia parte de seu reinado e não iria perder todo o reino devido o amor de Deus para com Davi. Deus promete a Jeroboão que ele seria rei. Salomão morre e é sepultado na cidade de Davi seu pai.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

1 Reis 10

A rainha de Sabá foi visitar Salomão e lhe levou muitos presentes e muitas riquezas. O rei Salomão se tornou o mais rico e mais sábio de todos os reis da terra.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

1 Reis 9

Quando Salomão terminou de construir o templo e o palácio real o Senhor apareceu a Salomão. Salomão era temente ao Senhor e lhe oferecia sacrifícios.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

1 Reis 8

O rei Salomão se reuniu com os líderes de Israel para transportar a arca da aliança do Senhor, levaram a arca para o templo e ofereceram sacrifícios ao Senhor, uma nuvem encheu o templo e a glória do Senhor encheu o todo o lugar. Depois Salomão orou ao Senhor diante de toda a assembleia de Israel.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

1 Reis 7

Após a construção do templo Salomão levou treze anos para construir seu palácio, que tinha qualidade excelente.  

domingo, 23 de outubro de 2011

1 Reis 6

No quarto ano do seu reinado, Salomão começou a construir o templo do Senhor e levou sete anos para construí-lo.

sábado, 22 de outubro de 2011

1 Reis 5

Salomão começa os preparativos para construção do templo, Hirão fornecia toda a madeira de cedro a Salomão.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

1 Reis 4

Salomão reinava sobre todos os reinos, chegando até a terra dos filisteus. O Senhor o tornara o homem mais sábio do oriente e ele governava tantos que nem era possível contar. Assim se tornou o mais poderoso e rico homem entre as nações.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

1 Reis 3

Salomão aliou-se ao faraó, casando-se com a filha de Faraó. Salomão foi oferecer sacrifícios ao Senhor e o Senhor lhe falou: Peça-me o que quiser e Eu lhe darei. Então, Salomão pediu Sabedoria. O pedido dele agradou ao Senhor, que o fez o homem mais sábio entre todos, o Senhor ainda falou que nunca haveria homem tão sábio quanto ele, ainda o fez prospero e famoso.
Certo dia duas mulheres chegaram diante do rei e falaram que o filho recém nascido de uma delas havia morrido e uma delas havia trocado a criança morta pela viva. Uma dizia: O filho morto é o dela, a outra respondia: o filho morto é o dela. Então o rei cheio de sabedoria, mandou cortar a criança no meio e entregar as partes para as mulheres. Então a mãe verdadeira abriu mão do seu filho. Assim Salomão soube quem era a verdadeira mãe e entregou a criança a ela.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

1 Reis 2

Quando se aproximava o dia da sua  morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão e o instruiu a seguir os mandamentos do Senhor. Davi reinou por quarenta anos sobre Israel, morreu e foi sepultado na cidade de Davi. Adonias foi até Bete-Seba e intercedeu que pedisse a Davi para que Abisague fosse sua mulher, Davi mandou matar seu irmão Adonias.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

1 Reis 1

Davi já estava venho quando soube Adonias pretendia se estabelecer rei de Israel. Então o rei Davi mandou colocar seu filho Salomão sobre sua mula e leva-lo para Giom. Ali o profeta Natã e o sacerdote Zadoque ungiram Salomão rei de Israel. E o povo gritou Viva o rei Salomão.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

2 Samuel 24

Davi manda fazer censo em Israel e em Judá e desagrada ao Senhor. Deus enviou praga entre o povo devido ao pecado de Davi. Davi comprou a eira de Araúna e construiu ali um altar ao Senhor, ofereceu holocaustos, então o Senhor aceitou as súplicas de Davi e terminou a praga que destruía Israel.

domingo, 16 de outubro de 2011

sábado, 15 de outubro de 2011

2 Samuel 22

Davi cantou um cântico ao Senhor, quando ele o livrou das mãos de seus inimigos e das mãos de Saul.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

2 Samuel 21

Houve fome durante três anos durante o reinado de Davi, isso porque Saul matou os gibeonitas, povo que havia feito acordo com os israelitas. Davi consultou aos gibeonitas perguntando como poderia abençoa-los para compensar o mal que Saul os haviam feito. Conforme pediram os gibeonitas, Davi mandou matar até a sétima descendência de Saul, só foi poupado Mefibosete.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

2 Samuel 20

Seba filho de Bicri, de Benjamim gritava a todos: Não temos parte com Davi. Todos de Israel o seguiam, exceto os de Judá. Então, conforme ordenou Davi, os soldados perseguiram Seba. No caminho encontraram uma sábia mulher que falou com Joabe sobre a fidelidade do povo para com Davi. A mulher aconselhou com o povo e os homens cortaram a cabeça de Seba.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

2 Samuel 19

O rei Davi ficou chorando gritava: Ah, meu filho Absalão! Mas Joabe falou com o rei dizendo: Amas o teu inimigo e odeias os soldados que lutaram contigo? Então Davi levantou e foi falar com seus soldados, depois, retornou para Jerusalém.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

2 Samuel 18

Davi pediu a seu exercito que não matasse seu filho Absalão. O exército de Davi enfrentou Israel e matou vinte mil homens, na guerra Absalão ficou preso em uma árvore pelos cabelos, Joabe aproveitou e o matou. Davi recebeu a noticia e chorou a morte de Absalão e desejou ter morrido no lugar de seu filho.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

2 Samuel 17

Absalão seguiu os conselhos de Husai, reuniu todos os homens de Israel e foi em busca de Davi para mata-lo, mas Jônatas e Aimaás correram até Davi e contou tudo sobre o plano de Absalão, então, Davi atravessou o rio Jordão antes que Absalão chegasse.

domingo, 9 de outubro de 2011

2 Samuel 16

No caminho de Davi, veio Ziba, criado de Mefibosete, e deu a Davi e seus conselheiros, pães, frutas e jumentos. Absalão entrou em Jerusalém e manteve relação com as concubinas de seu pai Davi, conforme Husai havia orientado.

sábado, 8 de outubro de 2011

2 Samuel 15

Absalão conquistou a confiança de vários israelitas e se levantou contra o rei Davi, devido a ameaça de Absalão, Davi fugiu de Jerusalém com sua tropa e família.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

2 Samuel 14

Joabe usou uma mulher para convencer o rei de mandar chamar seu filho Absalão para viver em sua terra, o rei relutou mas terminou permitindo que Absalão retornasse, mas que não se apresentasse diante dele. Passado algum tempo Joabe voltou a falar com o rei que aceitou receber seu filho e o beijou.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

2 Samuel 13

Amnom filho do rei Davi fingiu que estava doente e pediu ao seu pai que sua irmã Tamar cuidasse dele. Amnom aproveitou que sua irmã havia preparado algo para ele comer, a agarrou e a violentou, depois ainda a expulsou de seu quarto, Tamar foi chorando em alta voz até a casa de seu irmão Absalão, que odiou seu irmão Ammnom pelo mal que fizera a sua irmã Tamar, passado algum tempo Absalão manda matar Amnom e foge de seu pai.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

2 Samuel 12

O Senhor enviou Natã para falar com Davi, pois reprovou o que ele fizera, tomando para si Bate-Seba e matando Urias, o colocando na frente da batalha. Como consequência o filho de Davi com Bate-Saba adoeceu e morreu, Davi jejuou e implorou ao Senhor pela vida do seu filho, mas o Senhor não lhe poupou a vida. Passado algum tempo Davi voltou a ter relações com Bate-Saba e teve um filho chamado Salomão. 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

2 Samuel 11

Do terraço de seu palácio Davi viu uma mulher muito bonita tomando banho, mesmo sabendo que era Bate-Seba, mulher de Urias, mandou busca-la e teve relações com ela. Passado algum tempo a mulher engravidou, então, Davi chamou Urias, marido da mulher, e mandou que ele fosse para sua casa descansar, mas Urias não foi para casa. Davi mandou que Urias fosse colocado a frente do exercito em guerra, conforme Davi planejava, Urias morreu na guerra e passado o período de luto, Davi tomou Bate-Seba por mulher e teve um filho com ela. Mas a atitude de Davi desagradou o Senhor.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

2 Samuel 10

Algum tempo depois o rei dos amonitas morreu, Davi enviou mensageiros ao filho, para transmitir pesar pela morte do pai. Mas o filho do rei maltratou e humilhou os mensageiros de Davi. Por isso Davi atacou os amonitas e os arameus e os destruiu, alguns reis fizeram acordo de paz com Israel e se sujeitaram a eles.

domingo, 2 de outubro de 2011

2 Samuel 9

Davi mandou chamar Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, que era aleijado. Davi mandou devolver todas as terras de Saul a seu neto Mefibosete, ainda o levou para Jerusalém que passou a comer à mesa do rei como se fosse um de seus filhos.

sábado, 1 de outubro de 2011

2 Samuel 8

Davi derrotou seus inimigos e os que não foram mortos foram sujeitados a pagar impostos. O Senhor dava vitórias a Davi onde quer que ele fosse. Davi reinou sobre todo o Israel.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2 Samuel 7

Davi já morava em seu palácio e desejou construir um templo para o Senhor. O Senhor falou com o profeta Natã que abençoaria toda a descendência de Davi e que sua descendência permaneceria sempre no trono diante dele. O Senhor ainda falou que quem construiria o templo seria o filho de Davi. Depois Davi se apresenta em oração ao Senhor.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

2 Samuel 6

Davi reuniu os melhores guerreiros e foram buscar a arca de Deus, a puseram em um carroção de bois, no caminho os bois tropeçaram e Uzá esticou o braço para segurar a arca, mas Deus o feriu e morreu ali mesmo. Davi ficou com medo do Senhor, por isso desistiu de levar a arca e a mandou para a casa de Obede-Edom e por três meses o Senhor abençoou sua casa. Davi preparou uma grande festa e foi buscar a arca na casa de Obede-Edom, os que carregavam a arca ofereciam sacrifício ao Senhor a cada seis passos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

2 Samuel 5

As autoridades de Israel foram ao encontro de Davi e o ungiram como rei de Israel. Davi lutou contra os jebuseus e conquistou a fortaleza de Sião, que veio a ser a Cidade de Davi. Davi foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor era com ele. Quando os filisteus souberam que Davi havia sido ungido rei, procuraram mata-lo, mas Davi consultou ao Senhor e atacou os filisteus por todo o caminho.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

2 Samuel 3

A guerra entre a família de Saul e Davi durou muito tempo. Davi tornava-se cada vez mais forte. Abner se aliou a Davi e devolveu sua mulher Mical, filha de Saul. Mas tarde Joabe matou Abner e Davi chorou a sua morte.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

2 Samuel 2

Davi consultou ao Senhor e foi para Hebrom com todos de Judá, ali Davi foi ungido rei de Judá. Houve violenta batalha e os soldados de Israel foram derrotados pelos soldados de Davi.

domingo, 25 de setembro de 2011

2 Samuel 1

Apareceu um jovem e prostrou-se de Davi, contou que havia fugido do acampamento israelita e ainda falou que Saul e seus filhos estavam mortos. Davi chorou muito a morte de Saul e de Jônatas, Davi cantou sobre Saul e Jônatas.

sábado, 24 de setembro de 2011

1 Samuel 31

Os filisteus perseguiram a Saul e seus filhos, Jônatas, Abinadabe e Malquissua morreram. Então Saul se lançou sobre sua propria espada e morreu, os filisteus saquearam os corpos de Saul, seus filhos e seus soldados, cotaram a cabeça de Saul e enviaram mensagem a toda a terra dos filisteus.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

1 Samuel 30

Quando Davi chegou com seus soldados, os amalequitas haviam atacado Neguebe e levado prisineiro todos os velhos, mulheres e crianças, inclusive as duas mulheres de Davi. Então Davi consultou ao Senhor e perseguiu os amalequitas, Davi destruiu a todos e recuperou todos os que haviam sido seguestrados, ainda tomou todos os bens dos amalequitas e repartiu entre seus soldados.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

1 Samuel 29

Os filisteus se reuniram para guerra, mas os líderes filisteus não permitiu que os soldados de Davi fossem para guerra junto com eles. Então Aquis dispensou a Davi e seus guerreiros.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

1 Samuel 28

Saul estava angustiado e procurou uma vidente que consultasse a Samuel. Samuel por intermédio da vidente falou com Saul que Deus o havia rejeitado e que havia escolhido a Davi como novo rei de Israel.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

1 Samuel 27

Davi fugiu para a terra dos filisteus, pois pensou que Saul poderia voltar a persegui-lo, chegando em Gate pediu ao rei que lhe desse uma terra, então o rei de Gate lhe deu acidade de Ziclague, Davi viveu por um ano e quatro meses em território filisteu. Aquis rei de Gate confiava em Davi.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1 Samuel 26

Saul voltou a perseguir Davi, Davi foi com Abisai ao acampamento de Saul. No acampamento Davi pegou a lança e o jarro que estavam ao lado da cabeça de Saul, enquanto Saul e todos os soldados do rei dormiam. Davi saiu e a distancia gritou ao rei que acordou e percebeu que a lança não estava ao seu lado. Então Saul percebeu que Davi havia lhe poupado a vida mais uma vez. Assim Saul pediu perdão a Davi e lhe abençoou reconhecendo que verdadeiramente era um ungido do Senhor. Saul voltou para casa.

domingo, 18 de setembro de 2011

1 Samuel 25

Samuel morreu e todo Israel chorou sua morte. Depois Davi seguiu para o deserto próximo as terras de Nabal e enviou mensageiros a Nabal pedindo alimento para seus soldados. Nabal negou ajuda e maltratou os soldados de Davi dizendo que não conhecia nenhum Davi e muito menos seus servos, quando Davi soube, juntou seus soldados e partiu para matar Nabal e todos os seus. No caminho,  Abigail, mulher de Nabal, veio ao encontro de Davi e prostrando-se diante dele clamou por misericórdia, Davi ouviu seu pedido e deixou vivo Nabal. Passado algum tempo o Senhor feriu a Nabal e o ele morreu. Davi mandou mensageiros a Abigail pedindo-lhe que se tornasse sua mulher e ela se casou com Davi.

sábado, 17 de setembro de 2011

1 Samuel 24

Logo que lutou contra os filisteus, Saul voltou a perseguir a Davi. Chegando próximo de uma caverna, Saul parou para fazer suas necessidades, mas Davi estava dentro da caverna escondido e cortou um pedaço da roupa de Saul, sem que ele percebesse.
Quando Saul saiu da caverna Davi gritou dizendo: Ó rei, meu senhor! Hoje podes ver que o Senhor lhe entregou em minhas mãos, mas não lhe fiz mal algum, pois és ungido do Senhor. Vendo isso Saul, chorou em alta voz e disse: Certamente o Senhor é contigo e hoje sei que serás rei de Israel, te peço que não elimine meus descendentes. Assim Davi Jurou a Saul.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

1 Samuel 23

Davi consultou ao Senhor e o Senhor mandou que atacassem os filisteus na cidade de Queila, os soldados de Davi destruíram os filisteus, se apoderaram de seus rebanhos e libertaram o povo daquela cidade. Quando Saul soube, foi com seu exercito destruir Davi e seus soldados, que eram cerca de seiscentos homens. Mas Saul foi informado que os israelitas iriam atacar Israel, logo, desistiu de perseguir Davi e voltou.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

1 Samuel 22

Davi fugiu para a caverna de Adulão em Gate e várias pessoas se juntaram a ele. O sacerdote Aimeleque consultou ao Senhor, deu provisões e a espada de Golias a Davi. Quando Saul soube, mandou matar os sacerdotes, então, foram mortos oitenta e cinco sacerdotes e os demais moradores de Node, a cidade dos sacerdotes.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

1 Samuel 21

Aimeleque atende ao pedido de Davi e deu pães consagrados para os soldados. Davi estava sem espada e pegou a espada do Golias que ele havia matado. Davi teve medo de Saul e fingiu ser louco para fugir do rei de Gate.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

1 Samuel 20

Depois de combinar com Davi, Jônatas se assentou a mesa na festa da lua nova, quando o rei Saul soube que Davi não estava sentado na mesa teve ira de Davi, pois desejava mata-lo. Assim Jônatas correu até o campo e avisou a Davi que fugisse pois seu pai tentaria mata-lo. Então Davi partiu.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

1 Samuel 19

Saul tentou matar a Davi, mas Jônatas intercedeu pela vida de Davi e Saul atendeu o pedido. Mas o espirito maligno se apossou de Saul que tentou encravar sua lança em Davi quando tocava sua harpa, mas Davi se desviou e fugiu para sua casa. Quando Mical, mulher de Davi, soube que seu pai Saul tentava matar Davi, Mical fez Davi descer pela janela e fugiu.

domingo, 11 de setembro de 2011

1 Samuel 18

O Rei Saul manteve Davi consigo e Jônatas filho de Saul se tornou o melhor amigo de Davi. Saul passou a ter inveja de Davi, devido a sua fama diante do povo, e o colocou na frente do exército para que fosse morto na batalha, mas o Senhor era com Davi e vencia as batalhas. Então Saul ofereceu sua filha Mical a Davi, se Davi matasse duzentos filisteus, Saul tinha o intuito de que Davi morresse durante a batalha. Mas matou os duzentos israelitas e Saul teve mais medo e mais ciúmes de Davi, pois sua filha Mical o amava.

sábado, 10 de setembro de 2011

1 Samuel 17


Um guerreiro chamado Golias tinha dois metros e noventa de altura e desafiava as tropas de Israel, mas nenhum israelita tinha coragem de lutar com ele. Davi foi levar comida para seus irmãos e ouviu o desafio de Golias e se prontificou diante de Saul a lutar com o filisteu. 
Davi pegou se cajado e cinco pedras do riacho, Golias disse: A caso sou cachorro para me atacar com pedaço de pau? Davi respondeu: Você vem contra mim com lança, mas eu vou contra ti em nome do Senhor o Deus de Israel.
Davi com sua atiradeira encravou um pedra na testa de Golias que caiu, Davi arrancou sua cabeça e levou a cabeça do filisteu para Jerusalém diante de Saul.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

1 Samuel 16


Conforme o Senhor havia ordenado, Samuel foi até Jessé para ungir um de seus filhos como rei. Chegando na casa de Jessé, seus filhos desfilaram diante de Samuel, mas Samuel falou com Jessé: Acabaram seus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta Davi, o menor, que está cuidando das ovelhas. Então Respondeu Samuel: Então chame o menino, pois o Senhor o tem escolhido para ser rei de Israel. Assim que Davi chegou, Samuel o ungiu diante de sua família.
Como o Espirito do Senhor havia se retirado de Saul, um espirito maligno o atormentava, então Saul mandou chamar alguém que tocasse instrumento musical, então levaram Davi diante dele. Quando o espirito maligno se apossava de Saul, Davi tocava sua arpa e o espirito maligno se afastava de Saul.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1 Samuel 15

Israel atacou e matou os amalequitas, conforme o Senhor havia ordenado, mas Saul não matou as melhores ovelhas dos amalequitas, desobedecendo as ordens do Senhor. Então Samuel disse a Saul que o Senhor o havia rejeitado como rei. Saul se humilhou perante Samuel, mas Samuel se retirou.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

1 Samuel 14

7Jônatas e seu escudeiro foram até o acampamento filisteu e mataram cerca de vinte homens. Quando o exército israelita percebeu o que Jônatas havia feito, atacaram os filisteus e o Senhor concedeu a vitória a Israel. Depois destas coisas, Jônatas viu e comeu meu que estava escorrendo, Jônatas não sabia mas seu pai havia proibido que os israelitas comessem antes de derrotarem os filisteus, caso contrário morreriam. Mas o exercito israelita implorou pela vida de Jônatas, Saul atendeu o pedido e não matou Jônatas.  

terça-feira, 6 de setembro de 2011

1 Samuel 13

Saul tinha trinta anos de idade quando começou a reinar, e reinou Israel por quarenta anos. Os filisteus reuniram-se para lutar contra Israel com inúmeros soldados, Saul esperou por sete dias, mas como Samuel não chegava para oferecer holocausto ao Senhor, Saul ofereceu holocausto. Quando Samuel chegou disse a Saul: Você agiu como tolo desobedecendo ao Senhor. Assim Samuel partiu.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

1 Samuel 12

Samuel já estava velho e reúne todo o Israel pedindo desculpas se em algum momento foi injusto com o povo, Samuel ainda exige ao povo fidelidade ao Senhor.

domingo, 4 de setembro de 2011

1 Samuel 11

Os amonitas ameaçavam os Israelitas de Jabes-Gileade, mas Saul ficou furioso e matou dois bois e motivou os Israelitas a lutarem. Saul dividiu seus soldados em três grupos derrotaram os amonitas. Assim Saul trouxe libertação a Israel e foi proclamado rei na presença do Senhor.

sábado, 3 de setembro de 2011

1 Samuel 10

Samuel apanhou um jarro de óleo derramou sobre a cabeça de Saul e o ungiu como líder. Ainda profetizou sobre ele, Saul seguiu para Gibeá e lá encontrou os profetas de Deus e o Espirito do Senhor de apossou de Saul.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

1 Samuel 9

Saul saiu em busca das jumentas de seu pai que se havia perdido, passado algum tempo Saul decidiu retornar sem as jumentas, mas seu servo lhe falou sobre o profeta do Senhor. Saul foi até Samuel, mas Samuel convidou a Saul para comer no lugar de honra. O Senhor já havia falado com Samuel, que deveria ungir a Saul como rei.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

1 Samuel 8

Os filhos de Samuel se tornaram gananciosos e não andavam em seus caminhos. Por isso Israel pediu um rei a Samuel e isso desagradou ao Senhor. Mas o Senhor falou para Samuel fazer o que o povo estava pedindo.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1 Samuel 7

Samuel fez uma oferta ao Senhor e ordenou que o povo se livrasse das imagens. Sabendo de Samuel o povo filisteu atacou Israel e foi derrotado, Samuel serviu como juiz de Israel por toda a sua vida e o Senhor esteve com Israel até a sua morte.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

1 Samuel 6

Passado algum tempo os filisteus enviaram a arca do Senhor para a terra de Bete-Semes, enviaram também imagens de ratos e de tumores feito com ouro para servidor de oferta, para que Deus os livrasse das maldições.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

1 Samuel 5

Os filisteus tomaram a arca e a colocaram no templo de Dagom, ao lado da estátua. Quando o povo levantou no dia seguinte a estátua de Dagom estava no chão prostada diante da arca e seus pés e suas mãos estavam quebradas, depois disso, levaram a arca para Gate, mas sobreveio uma epidemia de tumores sobre a cidade. Então levaram a arca para Ecrom, mas ouve pânico na cidade. Então os líderes filisteus mandaram entregar a arca a Israel.

domingo, 28 de agosto de 2011

2 Samuel 4

Alguns homens foram até a casa de Is-Bosete, filho de Saul e o mataram, arrancaram sua cabeça e levaram para Davi. Mas Davi ao contrário do que os homens pensavam, não se agradou da morte de Is-Bosete, então Davi mandou matar os homens que assassinaram o filho de Saul.

1 Samuel 4

Israel guerreou contra os filisteus e foram derrotados, então novamente Israel lutou contra os filisteus e mais uma vez foram derrotados, O massacre foi grande, a arca de Deus foi tomada e os dois filhos Eli, Hofni e Finéias morreram. Um homem correu e contou a Eli que caiu da cadeira e morreu tendo noventa e oito anos.

sábado, 27 de agosto de 2011

1 Samuel 3

Certa noite o Senhor chamou a Samuel e ele respondeu Estou aqui, correu até Eli e disse: Estou aqui o Senhor me chamou?
Eli respondeu: Não o chamei, volte e deite-se.
Novamente o Senhor voltou a chamar: Samuel, Samuel! Samuel se levantou foi até Eli e disse: Estou aqui, o senhor me chamou?
Disse Eli: Meu filho, não o chamei, volte e deite-se.
O Senhor chamou pela terceira vez: Samuel, Samuel! Ele se levantou e foi até Eli e disse: Estou aqui o Senhor me chamou?
Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino e lhe disse: Vá e deite-se, se lhe chamar novamente diga: Fala, Senhor que teu servo ouve.
O Senhor chamou a Samuel novamente e ele respondeu: Fala, Senhor pois teu servo ouve.
E o Senhor falou com Samuel acerca do que Ele faria em Israel e que o Senhor permitiria que toda a descendência de Eli morresse.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

1 Samuel 2

Ana orou ao Senhor e o menino ficou a servir o Senhor na direção do sacerdote Eli.

Os filhos de Eli eram ímpios e sempre que alguém oferecia um sacrifício ao Senhor, vinham com o garfo e comiam a melhor parte da oferta. O pecado era grande a vista do Senhor. Samuel contudo ainda criança ministrava ao Senhor. Todos os anos Ana e Elcana subia a Siló para oferecer sacrifício ao Senhor. O Senhor abençoou Ana e ela deu a luz a cinco filhos.

Veio um homem de Deus a Eli e disse:

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

1 Samuel 1

Elcana tinha duas mulheres, Ana e Penina , Ana porém não tinha filhos. Todo os anos Elcana ia para Silo com sua família adorar ao Senhor. Certa vez Ana chorava e falava em silencio com o Senhor no templo, o sacerdote Eli observava que seus lábios se mexia e não saia som de sua boca, então pensou que estava embriagada. Mas Ana falou com o sacerdote que estava orando ao Senhor. Eli falou: Que Deus lhe conceda o que você pediu.
Passado algum tempo Ana engravidou e deu a luz a Samuel. Ana foi até o sacerdote Eli, juntamente com seu marido Elcana e entregou Samuel para servir ao Senhor no templo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rute 4

Boaz foi falar com seu irmão para resgatar as terras de seu irmão Elimeleque, a viúva e sua nora, mas ele não desejou ser o resgatador. Então Boaz resgatou as terras de seu irmão Elimeleque, a viúva e sua nora. Assim Boaz anunciou aos líderes e ao povo, foi feita o oficialização da transferência de propriedade, Boaz se casou com Rute para que o nome e a herança do falecido não desaparecesse. Rute teve um filho de Boaz, Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rute 3

Certo dia Noemi falou para Rute: Minha filha, tenho que encontrar um lar seguro. Boaz é nosso parente, está noite ele estará se limpando na cevada, após ele comer e beber e estiver dormindo na eira, deite-se aos pés dele e ele lhe dirá o que fazer. Rute fez o que sua sogra havia dito, quando Boaz viu Rute ao seus pés disse: Você é mulher virtuosa, poderia ter procurado um homem mais novo, rico ou pobre. Falarei com outro parente mais próximo que eu, mas se ele não lhe resgatar, juro que eu a resgatarei. Boaz deu a Rute seis medidas de cevada e colocou sobre seus ombros, depois ela voltou para cidade, contou tudo a sua sogra e lhe entregou a cevada.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rute 2

Rute disse a Noemi: Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir. Casualmente Rute foi até a plantação que pertencia a Boaz, que era parente do falecido marido de Noemi. Então Boaz soube de tudo que Rute havia feito para ajudar Noemi, assim lhe deu de comer e permitiu que colhesse as espigas de seu campo. Chegando em casa Rute contou tudo que havia acontecido para sua sogra.

domingo, 21 de agosto de 2011

Rute 1

Elimeleque de Belém de Judá foi com sua mulher Noemi e seus dois filhos para Moabe, pois havia fome na terra, passado algum tempo seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas. Passado alguns anos, Elimeleque e seus dois filhos morreram, ficando apenas Noemi com suas duas noras.
Noemi decide retornar para Belém de Judá e despede suas noras, mas Rute não retornou para casa de seus pais, antes decidiu seguir sua sogra. Disse Rute a Noemi: O teu povo será meu povo, teu Deus será meu Deus, onde morreres morrei e ali serei sepultada. Foi assim que Noemi retornou de Moabe, com sua nora Rute, a moabita.

sábado, 20 de agosto de 2011

Juízes 21

O povo ainda chorava pelo que havia ocorrido em Israel (Juízes 19). Os homens de Israel haviam jurado não entregar suas filhas em casamento a um benjamita. Como ficariam os homens benjamitas que sobreviveram?
Então os homens de Israel atacaram a Jades-Gileades, pois eles haviam desagradado ao Senhor em não se reunir na presença de Deus juntamente com as outras tribos, assim os homens de Israel mataram os homens e mulheres de Jades-Gileades, ficando vivas somente as virgens, que foram dada aos benjamitas sobreviventes.
Naquela época não havia rei em Israel e cada um fazia o que lhe parecia certo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Juízes 20

Então os israelitas de todas as regiões se juntaram em Mispá para consultar ao Senhor, o levita contou a todos que os benjamitas haviam violentado e matado sua mulher. Então as tribos de Israel enviaram homens até os benjamitas, perguntando o motivo de tal crueldade, mais os benjamitas não os deram ouvidos e não entregaram os homens que cometeram a maldade. Por isso os israelitas atacaram e guerrearam contra os benjamitas e mataram vinte e cinco mil benjamitas, atearam fogo em suas cidades matando inclusive os seus animais.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Juízes 19

Aconteceu que o levita tomou para si uma mulher, mas certo dia a mulher voltou para casa de seu pai. Passado algum tempo o levita foi até a casa de seu sogro buscar sua mulher e a convenceu a voltar. Quando voltavam para Efraim, decidiram descansar e passaram a noite na casa de um idoso em Gibeá de Benjamim. Durante a madrugada alguns homens de Benjamim invadiram a casa do idoso e violentam a mulher do levita e ela morreu. Então o levita cortou a mulher morta em doze pedaços e enviou os pedaços para todas as regiões de Israel.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Juízes 18

A tribo de Dã estava procurando um lugar para ficar, pois ainda não haviam recebido herança de Israel. Então enviaram espiões até a cidade de Laís e dominaram a terra, pois viram que a terra era desprotegida. Os homens da tribo de Dã, passaram pela casa de Mica, pegaram suas imagens e levaram consigo seu sacerdote. Seguiram até Laís, mataram todos os seus habitantes e dominaram a cidade.